Psicologia da Aprendizagem (2013.2)
CURSOS: Licenciaturas em
Matemática e Letras
|
|
DISCIPLINA: Psicologia da
Aprendizagem e do Desenvolvimento
|
|
PROFESSOR: Raphael Alves Feitosa
|
|
EMAIL:
raphael.biologia@gmail.com
|
|
ANO: 2013
|
ANO LETIVO/SEMESTRE: 2013.2
|
EMENTA
|
Estudo
dos principais fenômenos de aprendizagem simples e complexa. Aprendizagem
social: comportamento imitativo e modelos sociais. Aspectos de motivação e
emoção.
|
OBJETIVOS
|
·
Compreender os processos de
aprendizagem e suas relações com as diferentes dimensões do fazer pedagógico.
·
Entender o ser em desenvolvimento e
a aprendizagem continuada.
·
Conceituar desenvolvimento.
·
Compreender os diferentes aspectos
do desenvolvimento humano.
|
MATERIAL
BIBLIOGRÁFICO
Os
links para o download dos textos serão disponibilizados da seguinte forma: por
arquivo digital disponível no endereço: http://educacaoifce.blogspot.com.br
CRONOGRAMA
Unidade 1 –
Introdução a Psicologia da Educação (Texto 1 - ELIZIÁRIO SOUZA ANDRADE –PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO, Capítulo 1, Temas 1 e 2)
1.1.
Psicologia
da Educação: seu campo de estudos e seu fundamento científico
1.2.
Precursores
Históricos – Psicologia e Desenvolvimento humano
1.3.
Relação
Psicologia e Educação
Unidade 2 - Tendências
psicopedagógicas e suas abordagens teóricas
2.1.
A abordagem inatista-maturacionista (download)
2.2. A abordagem comportamentalista (download)
Entregar trabalho escrito no dia 24/01 sobre o filme "Laranja Mecânica", com base no texto acima.
Entregar trabalho escrito no dia 24/01 sobre o filme "Laranja Mecânica", com base no texto acima.
2.3. A abordagem piagetiana (Download) (textos sobre Piaget) (esse livro também está na biblioteca do Campus) - iniciaremos o estudo de Piaget no dia 24/01
Atividade Semi-presencial (aula do dia 14/02) - Elabore um texto que responda a seguinte indagação: Quais são as contribuições da teoria piagetiana para a educação?
Entrega: 21/02
Aula do dia 21/02 - textos sobre Vigotski do livro "Piaget, Vygotsky e Wallon"
Atividade Semi-presencial (aula do dia 14/02) - Elabore um texto que responda a seguinte indagação: Quais são as contribuições da teoria piagetiana para a educação?
Entrega: 21/02
Aula do dia 21/02 - textos sobre Vigotski do livro "Piaget, Vygotsky e Wallon"
2.4.
A abordagem histórico-cultural (Download) (textos sobre Vigotski)
2.5.
Crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana
(Download) (Capítulos 1 e 4)
Aula do dia 28/03 - Wallon ( Capítulos III, IV, V e IV)
2.6.
Wallon e a educação (Download)
Aula do dia 04/04 - Feuerstein
2.7.
Reuven Feuerstein: Teoria da modificabilidade cognitiva estrutural (Download)
Unidade 3 – Psicanálise e Educação
3.1. Freud e a educação (Download)
3.2. Carl Gustav Jung (Exibição do filme: Um Método perigoso)
Unidade 4 - Adolescência e
Puberdade (Download - baixar)
4.1. Adolescência e Puberdade: Definição e
relações
4.2. As Mudanças físicas da puberdade e suas
consequências psicológicas
4.3. Relações Sociais na Adolescência
AVALIAÇÃO
A avaliação será
permanente e processual, envolvendo: participação em sala, frequência, resenhas
dos textos.
(Download) (Capítulos 1 e 4)
Aula do dia 28/03 - Wallon ( Capítulos III, IV, V e IV)
Aula do dia 04/04 - Feuerstein
2.7. Reuven Feuerstein: Teoria da modificabilidade cognitiva estrutural (Download)
Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
CURSO: Licenciatura em Matemática
|
|
DISCIPLINA: Psicologia da Aprendizagem e do
Desenvolvimento
|
|
PROFESSOR: Raphael Alves Feitosa
|
|
EMAIL:
raphael.biologia@gmail.com
|
|
ANO: 2013
|
ANO LETIVO/SEMESTRE: 2013.1
|
EMENTA
|
Estudo
dos principais fenômenos de aprendizagem simples e complexa. Aprendizagem
social: comportamento imitativo e modelos sociais. Aspectos de motivação e
emoção.
|
OBJETIVOS
|
·
Compreender os processos de
aprendizagem e suas relações com as diferentes dimensões do fazer pedagógico.
·
Entender o ser em desenvolvimento e
a aprendizagem continuada.
·
Conceituar desenvolvimento.
·
Compreender os diferentes aspectos
do desenvolvimento humano.
|
MATERIAL
BIBLIOGRÁFICO
Os
links para o download dos textos serão disponibilizados da seguinte forma: por
arquivo digital disponível no endereço: http://educacaoifce.blogspot.com.br
AVALIAÇÃO
A avaliação será
permanente e processual, envolvendo: participação em sala, frequência, resenhas
dos textos.
CRONOGRAMA
JUNHO
26/06 - Apresentação da disciplina
27/06 – Elaboração coletiva do cronograma: “Tutor
da aula” / Psicologia
da Educação: seu campo de estudos e seu fundamento científico
JULHO
03/07 - Psicologia da Educação: seu campo de
estudos e seu fundamento científico (Texto 1: download) (Aula 1: Breve histórico da Psicologia Científica e suas áreas de investigação)
04/07 - Relação Psicologia e Educação
10/07 - Precursores Históricos – Psicologia e
Desenvolvimento humano
11/07 - Aplicação da Psicologia à Educação;
17/07 – Tendências psicopedagógicas e suas
abordagens teórica: A abordagem inatista-maturacionista
18/07 - Tendências psicopedagógicas e suas
abordagens teórica: A abordagem inatista-maturacionista
24/07 - Tendências psicopedagógicas e suas
abordagens teórica: A abordagem comportamentalista (download)
25/07 - Tendências psicopedagógicas e suas
abordagens teórica: A abordagem comportamentalista
AGOSTO
08/08 - Tendências psicopedagógicas e suas
abordagens teórica: A abordagem piagetiana
14/08
- Tendências psicopedagógicas e suas abordagens teórica: A abordagem piagetiana
15/08
- Tendências psicopedagógicas e suas abordagens teórica: A abordagem
histórico-cultural (Download) (Textos sobre Vygotsky)
SETEMBRO
11/09
– Crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana
12/09
- Freud (Download)
18/09
- Wallon e a educação (Download) ( Capítulos III, IV, V e IV)
19/09
- Wallon e a educação
25/09 - Reuven Feuerstein: Teoria da modificabilidade cognitiva estrutural
26/09
- Reuven Feuerstein: Teoria da modificabilidade cognitiva estrutural
OUTUBRO
02/10 – Alexander Luria (Download) (A ATIVIDADE CONSCIENTE DO HOMEM E SUAS RAÍZES HISTÓRIGO-SOCIAIS)
03/10
- Alexander Luria
16/10 - Carl Gustav Jung (Download) (Capítulo 1: Chegando ao inconsciente)
17/10 - Carl Gustav Jung (Exibição do filme: Um Método perigoso)
23/10 - Adolescência e Puberdade: Definição e
relações
24/10 – Adolescência e Puberdade: Definição e
relações
30/10 -
PROVA FINAL
0 comentários:
Postar um comentário