Educação Inclusiva
CURSO: Licenciatura
em Matemática
|
|
DISCIPLINA:
OPITATIVA 01 - Educação Inclusiva
|
|
PROFESSOR: Raphael
Alves Feitosa
|
|
EMAIL: raphael.biologia@gmail.com
|
|
ANO: 2013
|
ANO LETIVO/SEMESTRE:
2013.2
|
PROPOSTA DE
CRONOGRAMA – AULAS PRESENCIAIS
Unidade 1 – conhecendo a educação
inclusiva
Vídeo
1: História da luta pelos direitos das
pessoas com deficiência no Brasil
Unidade 2 – A inclusão nas escolas
texto 4:
orientações pedagógicas para o trabalho com deficientes (Download)
texto 5: os alunos com deficiência visual (Download)
Aula do dia 06/fevereiro - texto 6
texto 6: O Atendimento Educacional Especializado para Alunos com Deficiência Intelectual (Download)Aula do 20/fev - texto 7
Texto 7:
abordagem bilíngue na escolarização de pessoas com surdez – aspectos
pedagógicos (Download)
Aula 27 / fev - texto 8
Car@s alun@s, a atividade de hoje será a leitura e posterior elaboração de uma resenha crítica sobre o artigo "A crise da educação especial: uma reflexão política e antropológica" de autoria de Paulo Ricardo Ross.
O texto está disponível no endereço abaixo
http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs-2.2.4/index.php/educar/article/view/2062/1714
Texto 8 - Críticas à abordagem governamental sobre a educação incluvisa (Download) (Link Alternativo)
Aula 27 / fev - texto 8
Car@s alun@s, a atividade de hoje será a leitura e posterior elaboração de uma resenha crítica sobre o artigo "A crise da educação especial: uma reflexão política e antropológica" de autoria de Paulo Ricardo Ross.
O texto está disponível no endereço abaixo
http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs-2.2.4/index.php/educar/article/view/2062/1714
Texto 8 - Críticas à abordagem governamental sobre a educação incluvisa (Download) (Link Alternativo)
Texto 9 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos (Download) (Link alternativo)
Avaliação da disciplina:
Etapa N1
Relatos sobre a etapa (experiências
pessoais/coletivas + base científica)
Etapa
N2
Trabalho final da disciplina
– elaboração em grupos de “blogs” com informações sobre a Educação inclusiva.
Trabalho Final da disciplina - informações (Download)
PROPOSTA DE
CRONOGRAMA
Este cronograma está sujeito a
alterações, mediante a decisão coletiva democrática. Ele é apenas a proposta
inicial do trabalho ao longo do semestre.
Mês
|
Dia
|
Atividade
|
Junho
|
26 Quarta
|
- Apresentação da disciplina.
- Elaboração coletiva do cronograma
|
Julho
|
10 Quarta
|
-
texto 1: Traçando caminhos
para o desenvolvimento de uma educação inclusiva
|
17 Quarta
|
- texto 2: Política Nacional de Educação Especial - Leis federais (Download - Parte I )
OBS: Ler os dois materiais (duas partes) |
|
24 Quarta
|
- texto
3: processo de inclusão (Capítulos 1 e 2)
|
|
14/08 Quarta
|
- texto
3: Estudos de caso (Capítulo 3 do mesmo texto da aula passada)
|
|
21/08 Quarta
|
- texto
4: orientações pedagógicas para o trabalho com deficientes (Capítulos II e III)
|
|
Setembro |
04/ 09 Quarta
|
- texto
5: O Atendimento Educacional Especializado para Alunos com Deficiência
Intelectual
|
11/09 Quarta
|
- texto 6:
os alunos com deficiência visual (Partes I e II)
|
|
18/09 Quarta
|
- Texto 7: abordagem bilíngue na
escolarização de pessoas com surdez – aspectos pedagógicos
|
|
25 - Quarta
|
- - Críticas a abordagem governamental sobre a educação incluvisa
|
|
Outubro
|
||
02/10 Quarta
|
Início do trabalho final | |
Outubro
|
||
09/10 Quarta
|
- Elaboração dos blogs
|
|
16/10 Quarta
|
- Elaboração dos blogs
|
|
23/10 Quarta
|
Socialização dos blogs
|
|
30/10 Quarta
|
Encerramento da disciplina
|
Avaliação da disciplina:
Etapa N1
Relatos
sobre a etapa (experiências pessoais/coletivas + base científica)
Etapa N2
Trabalho final
da disciplina – elaboração em grupos de “blogs” com informações sobre a
Educação inclusiva.
0 comentários:
Postar um comentário