Psicologia

Psicologia da Aprendizagem (2013.2)


CURSOS: Licenciaturas em Matemática e Letras
DISCIPLINA: Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento
PROFESSOR: Raphael Alves Feitosa
EMAIL: raphael.biologia@gmail.com
ANO: 2013
ANO LETIVO/SEMESTRE: 2013.2


EMENTA
Estudo dos principais fenômenos de aprendizagem simples e complexa. Aprendizagem social: comportamento imitativo e modelos sociais. Aspectos de motivação e emoção.

OBJETIVOS
·         Compreender os processos de aprendizagem e suas relações com as diferentes dimensões do fazer pedagógico.
·         Entender o ser em desenvolvimento e a aprendizagem continuada.
·         Conceituar desenvolvimento.
·         Compreender os diferentes aspectos do desenvolvimento humano.


Trabalho para a turma de Matemática (semestre 2013_2, ano de 2014) - resenha dos textos


MATERIAL BIBLIOGRÁFICO
Os links para o download dos textos serão disponibilizados da seguinte forma: por arquivo digital disponível no endereço: http://educacaoifce.blogspot.com.br
CRONOGRAMA
1.1.            Psicologia da Educação: seu campo de estudos e seu fundamento científico
1.2.            Precursores Históricos – Psicologia e Desenvolvimento humano
1.3.            Relação Psicologia e Educação

Unidade 2 - Tendências psicopedagógicas e suas abordagens teóricas
2.1. A abordagem inatista-maturacionista (download)
2.2. A abordagem comportamentalista (download)
Entregar trabalho escrito no dia 24/01 sobre o filme "Laranja Mecânica", com base no texto acima.
2.3. A abordagem piagetiana (Download) (textos sobre Piaget) (esse livro também está na biblioteca do Campus) - iniciaremos o estudo de Piaget no dia 24/01

Atividade Semi-presencial (aula do dia 14/02) - Elabore um texto que responda a seguinte indagação: Quais são as contribuições da teoria piagetiana para a educação?
Entrega: 21/02

Aula do dia 21/02 - textos sobre Vigotski do livro "Piaget, Vygotsky e Wallon"
2.4. A abordagem histórico-cultural (Download) (textos sobre Vigotski)

2.5. Crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana
(Download) (Capítulos 1 e 4)

Aula do dia  28/03 - Wallon ( Capítulos III, IV, V e IV)
2.6. Wallon e a educação (Download)

Aula do dia  04/04 - Feuerstein

 2.7. Reuven Feuerstein: Teoria da modificabilidade cognitiva estrutural (Download)

Unidade 3 – Psicanálise e Educação
3.1. Freud e a educação (Download)
3.2. Carl Gustav Jung (Exibição do filme: Um Método perigoso)

Trabalho da disciplina (nota + presença 02/05) - download (entregar no dia 25/04)

Unidade 4 - Adolescência e Puberdade (Download - baixar)
4.1. Adolescência e Puberdade: Definição e relações
4.2. As Mudanças físicas da puberdade e suas consequências psicológicas
4.3. Relações Sociais na Adolescência

AVALIAÇÃO
A avaliação será permanente e processual, envolvendo: participação em sala, frequência, resenhas dos textos.


 

 

 

Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento


CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
CURSO: Licenciatura em Matemática
DISCIPLINA: Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento
PROFESSOR: Raphael Alves Feitosa
EMAIL: raphael.biologia@gmail.com
ANO: 2013
ANO LETIVO/SEMESTRE: 2013.1

EMENTA
Estudo dos principais fenômenos de aprendizagem simples e complexa. Aprendizagem social: comportamento imitativo e modelos sociais. Aspectos de motivação e emoção.
OBJETIVOS
·         Compreender os processos de aprendizagem e suas relações com as diferentes dimensões do fazer pedagógico.
·         Entender o ser em desenvolvimento e a aprendizagem continuada.
·         Conceituar desenvolvimento.
·         Compreender os diferentes aspectos do desenvolvimento humano.

MATERIAL BIBLIOGRÁFICO
Os links para o download dos textos serão disponibilizados da seguinte forma: por arquivo digital disponível no endereço: http://educacaoifce.blogspot.com.br
AVALIAÇÃO
A avaliação será permanente e processual, envolvendo: participação em sala, frequência, resenhas dos textos.

CRONOGRAMA
JUNHO
26/06 - Apresentação da disciplina
27/06 – Elaboração coletiva do cronograma: “Tutor da aula” / Psicologia da Educação: seu campo de estudos e seu fundamento científico
                                                                          JULHO

03/07 - Psicologia da Educação: seu campo de estudos e seu fundamento científico (Texto 1: download) (Aula 1: Breve histórico da Psicologia Científica e suas áreas de investigação)
04/07 - Relação Psicologia e Educação
10/07 - Precursores Históricos – Psicologia e Desenvolvimento humano
11/07 - Aplicação da Psicologia à Educação;
17/07 – Tendências psicopedagógicas e suas abordagens teórica: A abordagem inatista-maturacionista
18/07 - Tendências psicopedagógicas e suas abordagens teórica: A abordagem inatista-maturacionista
24/07 - Tendências psicopedagógicas e suas abordagens teórica: A abordagem comportamentalista (download)
25/07 - Tendências psicopedagógicas e suas abordagens teórica: A abordagem comportamentalista

AGOSTO
 
08/08 - Tendências psicopedagógicas e suas abordagens teórica: A abordagem piagetiana 
14/08 - Tendências psicopedagógicas e suas abordagens teórica: A abordagem piagetiana
15/08 - Tendências psicopedagógicas e suas abordagens teórica: A abordagem histórico-cultural (Download) (Textos sobre Vygotsky)

 SETEMBRO
11/09 – Crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana 
12/09 - Freud  (Download)
18/09 - Wallon e a educação (Download) ( Capítulos III, IV, V e IV)
19/09 - Wallon e a educação

25/09 - Reuven Feuerstein: Teoria da modificabilidade cognitiva estrutural 
26/09 - Reuven Feuerstein: Teoria da modificabilidade cognitiva estrutural

 OUTUBRO 

02/10 – Alexander Luria (Download) (A ATIVIDADE CONSCIENTE DO HOMEM E SUAS RAÍZES HISTÓRIGO-SOCIAIS)
03/10 - Alexander Luria
16/10 - Carl Gustav Jung (Download) (Capítulo 1: Chegando ao inconsciente)
17/10 - Carl Gustav Jung (Exibição do filme: Um Método perigoso)
23/10 - Adolescência e Puberdade: Definição e relações
24/10 – Adolescência e Puberdade: Definição e relações

30/10 - PROVA FINAL

0 comentários:

Postar um comentário