PROPOSTA DE
CRONOGRAMA
Coletânea de artigos sobre ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS (Download)
Instruções para a elaboração do relatório final da disciplina (Download)
Planejamento do trabalho docente (Download)
- NOVO - Ficha de acompanhamento de atividades na escola (Download)
CURSO: Licenciatura
em Matemática
|
|
DISCIPLINA: Estágio
Supervisionado II
|
|
PROFESSOR: Raphael
Alves Feitosa
|
|
EMAIL: raphael.biologia@gmail.com
|
|
ANO: 2013
|
ANO LETIVO/SEMESTRE:
2013.2
|
PROPOSTA DE
CRONOGRAMA – AULAS PRESENCIAIS
Unidade 1
- O planejamento escolar (plano de aula e de
unidade: uma breve revisão)
- Discussão do texto 01: “A formação de
professores: uma revisão das últimas décadas em revistas brasileiras da área de
educação matemática” (download)
Unidade 2
- Análise de livros didáticos (introdução): Texto
02: “Um estudo sobre a área do retângulo em livros didáticos de matemática” (Download) (Download - link 2)
Iniciaremos a leitura desse texto no dia 30/06.
Programação para o próximo encontro:
Dia 21/07: Acompanhamento dos trabalhos de análise de livros e explicação sobre os diários de aula.
Dia 28/07: Apresentação dos grupos: resultados da análise de livros
Cada grupo terá 25 min. (máximo) para apresentar seus resultados;
No mesmo dia, as equipes deverão entregar um trabalho escrito que contenha:
I) Introdução sobre o tema / importância dos livros didáticos / PNLD;
II) Metodologia - explicar como foi feita a análise do livro / critérios usados na análise;
III) Resultados da análise;
IV) Discussão da análise (com base na literatura acadêmica).
OBS: Não esqueça que o seu trabalho deve estar cientificamente fundamentado e referendado. Busque encontrar as implicações pedagógicas dos seus resultados. Então, dê uma olhada na "coletânea de artigos sobre análise de livros didáticos" (no topo desta página), bem como no site do PNLD - MEC
Programação para o próximo encontro:
Dia 21/07: Acompanhamento dos trabalhos de análise de livros e explicação sobre os diários de aula.
Dia 28/07: Apresentação dos grupos: resultados da análise de livros
Cada grupo terá 25 min. (máximo) para apresentar seus resultados;
No mesmo dia, as equipes deverão entregar um trabalho escrito que contenha:
I) Introdução sobre o tema / importância dos livros didáticos / PNLD;
II) Metodologia - explicar como foi feita a análise do livro / critérios usados na análise;
III) Resultados da análise;
IV) Discussão da análise (com base na literatura acadêmica).
OBS: Não esqueça que o seu trabalho deve estar cientificamente fundamentado e referendado. Busque encontrar as implicações pedagógicas dos seus resultados. Então, dê uma olhada na "coletânea de artigos sobre análise de livros didáticos" (no topo desta página), bem como no site do PNLD - MEC
Unidade 3
- Divisão das equipes para as escolas.
- Direcionamento para a visitação as instituições.
- Discussão do texto 03: “O diário de estágio: da
reflexão pela escrita para a aprendizagem sobre ser professor” (download)
A aula do dia 25/08 será a discussão do texto da Unidade 4
Unidade 4
Texto 04: Contribuições Gramscianas para a formação docente, desde o estágio supervisionado, na área de ciências da natureza (Download)
Avaliação da disciplina:
Etapa N 1
Nota 1 –
Planos de aula e de unidade (Entrega antes do início das regências)
Nota 2 – Seminário
(grupos de quatro/cinco integrantes)
Etapa N 2
Nota 3 –
Diários de aula (sobre as aulas presenciais e sobre as observações/regências na
escola)
Nota 4 –
Relatório Final do estágio
Mês
|
Dia
|
Atividade
|
Junho
|
26 Quarta
|
- Apresentação da disciplina. |
Julho
|
03 Quarta
|
- Apresentação da disciplina.
- Elaboração coletiva do cronograma.
- Divisão das equipes para as escolas.
- Direcionamento para a visitação as
instituições.
|
10 Quarta
|
- O
planejamento escolar (plano de aula e de unidade: uma breve revisão)
- Socialização da(s) primeira(s) visita(s) a
escola.
- Discussão do texto 01: “A formação de
professores: uma revisão das últimas décadas em revistas brasileiras da área
de educação matemática”
- Divisão das equipes e dos temas para os
seminários.
- Entrega dos nomes das equipes e das escolas
definidas.
|
|
17 Quarta
|
- Discussão do
texto 02: “O diário de estágio: da reflexão pela escrita para a aprendizagem
sobre ser professor”
- Início da
elaboração dos diários de aula
|
|
24 Quarta
|
- O estágio para quem já é professor(a) (Texto impresso)
|
|
31 Quarta
|
- Socialização das visitas a escola
- Seminário 1
- Entrega do diário 1
|
|
Agosto
|
07 Quarta
|
- Socialização das visitas a escola
- Seminário 2
Entrega do diário 2
|
14 Quarta
|
||
21 Quarta
|
- Socialização das visitas a escola
- Seminário 3
Entrega do diário 3
|
|
28 Quarta
|
- Socialização das visitas a escola
Entrega do diário 4
|
|
Setembro
|
11 Quarta
|
- Análise de livros didáticos (introdução): Texto
04: “Um estudo sobre a área do retângulo em livros didáticos de matemática”
Entrega dos diários 5 e 6
|
18 Quarta
|
- Atividade de Análise
|
|
25 Quarta
|
- Atividade de Análise | |
Outubro
|
02 Quarta
|
- Análise de
livros didáticos (socialização dos resultados: apresentação de 15 min. por
grupo)
- Entrega dos diários 7 e 8
|
09 Quarta
|
- Atividade de Regência
|
|
16 Quarta
|
- Socialização da regência
- Exibição e discussão de vídeo: “Baraka”
- Tira-dúvidas sobre elaboração do relatório
final do estágio
- Entrega do diário 9
|
|
23 Quarta
|
Entrega dos relatórios finais do estágio
|
|
28 Quarta
|
Encerramento da disciplina
|
Avaliação da disciplina:
Etapa N1
Nota 1 –
Planos de aula e de unidade (Entrega antes do início das regências)
Nota 2 – Seminário
(grupos de quatro/cinco integrantes)
Etapa N2
Nota 3 –
Diários de aula (sobre as aulas presenciais e sobre as observações/regências na
escola)
Nota 4 – Relatório Final do estágio
0 comentários:
Postar um comentário