Estágio II


PROPOSTA DE CRONOGRAMA

Coletânea de artigos sobre ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS (Download)

Instruções para a elaboração do relatório final da disciplina (Download)

Planejamento do trabalho docente (Download)

- NOVO - Ficha de acompanhamento de atividades na escola (Download)




CURSO: Licenciatura em Matemática
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado II
PROFESSOR: Raphael Alves Feitosa
EMAIL: raphael.biologia@gmail.com
ANO: 2013
ANO LETIVO/SEMESTRE: 2013.2







PROPOSTA DE CRONOGRAMA – AULAS PRESENCIAIS

Unidade 1
- O planejamento escolar (plano de aula e de unidade: uma breve revisão)
- Discussão do texto 01: “A formação de professores: uma revisão das últimas décadas em revistas brasileiras da área de educação matemática”  (download)

Unidade 2
- Análise de livros didáticos (introdução): Texto 02: “Um estudo sobre a área do retângulo em livros didáticos de matemática” (Download) (Download - link 2)
Iniciaremos a leitura desse texto no dia 30/06.

Programação para o próximo encontro:

Dia 21/07: Acompanhamento dos trabalhos de análise de livros e explicação sobre os diários de aula.

Dia 28/07: Apresentação dos grupos: resultados da análise de livros

Cada grupo terá 25 min. (máximo) para apresentar seus resultados;
No mesmo dia, as equipes deverão entregar um trabalho escrito que contenha:
I) Introdução sobre o tema / importância dos livros didáticos / PNLD;
II) Metodologia - explicar como foi feita a análise do livro / critérios usados na análise;
III) Resultados da análise;
IV) Discussão da análise (com base na literatura acadêmica).
OBS: Não esqueça que o seu trabalho deve estar cientificamente fundamentado e referendado. Busque encontrar as implicações pedagógicas dos seus resultados. Então, dê uma olhada na "coletânea de artigos sobre análise de livros didáticos" (no topo desta página), bem como no site do PNLD - MEC



Unidade 3
- Divisão das equipes para as escolas.
- Direcionamento para a visitação as instituições.
- Discussão do texto 03: “O diário de estágio: da reflexão pela escrita para a aprendizagem sobre ser professor”  (download)

A aula do dia 25/08 será a discussão do texto da Unidade 4

Unidade 4 
Texto 04: Contribuições Gramscianas para a formação docente, desde o estágio supervisionado, na área de ciências da natureza (Download)



Avaliação da disciplina:

Etapa N 1
Nota 1 – Planos de aula e de unidade (Entrega antes do início das regências)
Nota 2 – Seminário (grupos de quatro/cinco integrantes)
Etapa N 2
Nota 3 – Diários de aula (sobre as aulas presenciais e sobre as observações/regências na escola)
Nota 4 – Relatório Final do estágio













Mês
Dia
Atividade


Junho
26 Quarta
- Apresentação da disciplina.

Julho
03 Quarta
- Apresentação da disciplina.
- Elaboração coletiva do cronograma.
- Divisão das equipes para as escolas.
- Direcionamento para a visitação as instituições.
10 Quarta
- O planejamento escolar (plano de aula e de unidade: uma breve revisão)
- Socialização da(s) primeira(s) visita(s) a escola.
- Discussão do texto 01: “A formação de professores: uma revisão das últimas décadas em revistas brasileiras da área de educação matemática” 
- Divisão das equipes e dos temas para os seminários.
- Entrega dos nomes das equipes e das escolas definidas.
17  Quarta
- Discussão do texto 02: “O diário de estágio: da reflexão pela escrita para a aprendizagem sobre ser professor” 
- Início da elaboração dos diários de aula
24 Quarta
- O estágio para quem já é professor(a) (Texto impresso)
31 Quarta
- Socialização das visitas a escola
- Seminário 1
- Entrega do diário 1

Agosto
07 Quarta
- Socialização das visitas a escola
- Seminário 2
Entrega do diário 2
14 Quarta


21 Quarta
- Socialização das visitas a escola
- Seminário 3
Entrega do diário 3

28 Quarta
- Socialização das visitas a escola
Entrega do diário 4

Setembro
11 Quarta
- Análise de livros didáticos (introdução): Texto 04: “Um estudo sobre a área do retângulo em livros didáticos de matemática”
Entrega dos diários 5 e 6


18 Quarta
- Atividade de Análise
25 Quarta
- Atividade de Análise

Outubro
02 Quarta
- Análise de livros didáticos (socialização dos resultados: apresentação de 15 min. por grupo)
- Entrega dos diários 7 e 8
09 Quarta
- Atividade de Regência
16 Quarta
- Socialização da regência
- Exibição e discussão de vídeo: “Baraka”
- Tira-dúvidas sobre elaboração do relatório final do estágio
- Entrega do diário 9
23 Quarta
Entrega dos relatórios finais do estágio
28 Quarta
Encerramento da disciplina

Avaliação da disciplina:

Etapa N1
Nota 1 – Planos de aula e de unidade (Entrega antes do início das regências)
Nota 2 – Seminário (grupos de quatro/cinco integrantes)
Etapa N2
Nota 3 – Diários de aula (sobre as aulas presenciais e sobre as observações/regências na escola)
Nota 4 – Relatório Final do estágio

0 comentários:

Postar um comentário